Foto Reinaldo Jorge |
A
Petrobras anunciou nesta quinta-feira (19), um novo reajuste no preço
dos combustíveis vendidos para as distribuidoras. As mudanças começam a
valer a partir de sábado (21). O preço médio de venda da gasolina vai
ser de R$ 2,81 por litro, uma redução de R$ 0,12 por litro. Como existe
uma mistura obrigatória de 73% de gasolina A e 27% de etanol anidro na
composição da gasolina comercializada aos postos, a parcela da Petrobras
vai ser, em média, de R$ 2,05 a cada litro vendido na bomba.
O
preço médio de venda do diesel para as distribuidoras vai ser de R$
4,05 por litro, um aumento de R$ 0,25 por litro. Como é obrigatória a
mistura de 88% de diesel A e 12% de biodiesel para a composição do
diesel vendido aos postos, a parcela da Petrobras vai ser, em média, de
R$ 3,56 a cada litro vendido na bomba.
Na
variação acumulada no ano dos preços de venda da gasolina A e do diesel
A para as distribuidoras, há uma redução de R$ 0,27 por litro de
gasolina e de R$ 0,44 por litro de diesel.
“A
estratégia comercial que adotamos na Petrobras nesta gestão tem se
mostrado bem-sucedida, sobretudo no sentido de tornar a Petrobras
competitiva no mercado e evitar o repasse de volatilidade para o
consumidor. Uma prova disto é que ao longo deste ano, mesmo com o valor
do brent mais alto que no ano passado, os preços dos nossos produtos
acumulam quedas, muito diferente do que aconteceu ao longo de 2022”,
disse o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.
A
Petrobras afirma que os reajustes na gasolina e no diesel podem ser
explicados por movimentos distintos no mercado e na estratégia comercial
da estatal. No caso da gasolina, há o fim do período de maior demanda
global, com maior disponibilidade e desvalorização do produto frente ao
petróleo. No caso do diesel, a demanda global se mantém, com expectativa
de alta sazonal, o que faz o produto ter maior valorização frente ao
petróleo. A companhia também reforçou que procura evitar o repasse da
volatilidade do mercado internacional e da taxa de câmbio para a
sociedade brasileira, mas que também preserva um ambiente competitivo
nos termos da legislação vigente.