quinta-feira, 19 de fevereiro de 2026

Estudo mostra eficácia da vacina contra Covid-19 durante a gravidez

Foto: Reproduçã

Um estudo internacional inédito conduzido pela Universidade de Oxford aponta que a vacinação contra a Covid-19 durante a gravidez, especialmente com a aplicação da dose de reforço, reduz de forma significativa o risco de pré-eclâmpsia, uma das complicações mais graves das gestações. Os resultados, publicados na revista eClinicalMedicine, também indicam que gestantes vacinadas apresentaram desfechos clínicos mais favoráveis, mesmo quando infectadas pelo vírus. Além da redução na incidência de pré-eclâmpsia, a imunização também esteve associada a melhores indicadores maternos e neonatais, como menor taxa de parto prematuro, redução da morbidade e mortalidade materna e menos intercorrências perinatais graves.

A pesquisa analisou dados de 6.527 gestantes de 18 países, coletados entre 2020 e 2022, e comparou mulheres vacinadas e não vacinadas, com e sem infecção pelo Sars-CoV-2, a fim de avaliar como o status vacinal influenciava o desenvolvimento da condição.

De acordo com o estudo, a infecção por Covid-19 durante a gestação elevou em 45% o risco de pré-eclâmpsia. Entre mulheres não vacinadas, esse aumento chegou a 78%. Em contrapartida, a aplicação da dose de reforço reduziu em 33% a probabilidade geral de desenvolver a condição. Entre gestantes com comorbidades pré-existentes, como diabetes, hipertensão ou distúrbios da tireoide, a redução do risco foi ainda mais expressiva, alcançando 42%.

Informações – Correio Braziliense