Ficou definida a agenda de espetáculos do 28º FETAC – Festival de Teatro de Acopiara. O resultado da seletiva foi divulgado pelos organizadores do evento, na quinta-feira, 9. O FETAC vai acontecer no período de 1 a 8 de novembro, com apresentações no palco do Centro Social Paroquial.
O festival é um dos maiores atrativos culturais da cidade. As apresentações dos espetáculos no palco principal do Centro Social batem recorde de público.
De acordo com a seletiva os espetáculos classificados são: “O Regresso dum Barquinho de Papel”, Grupo Coletivo Gangaias – Maracanaú-CE; “Nada de Novo Sob o Sol do Sertão”, Grupo Coletivo Rei Leal – Fortaleza-CE, “O Mágico de OZ”, Trupe Tagarela de Teatro – Acopiara-CE; “O novo espetáculo da Trupe”, Grupo Trupe dos Pensantes – Crato-CE, “Tita & Nic”, Cia. Cearense de Molecagem – Fortaleza-CE; “Sertão Confederado”, Grupo CriAr de Teatro/Cia Prisma de Artes – Varjota-CE-/ Fortaleza–CE; “Todos os homens são fiéis”, Grupo de Teatro Marróia – Fortaleza-CE; “Menospausa”, Grupo Solo – Fortaleza-CE.
O FETAC é atualmente o maior evento do gênero do interior do Ceará. Criado em 1989 com a participação de grupos locais, o evento resiste ao tempo e se mantém na vanguarda como grande atrativo para o público expectador, principalmente o público infantil.
A cidade se transforma com o grande movimento artístico e o vai e vem de pessoas para todos os lados, preparando apresentações, organizando cenários, figurinos, luzes, maquiagem, tudo numa tangente convergente para os olhares curiosos e atentos dos expectadores. Viver o clima do festival é o melhor de tudo para os artistas e a cidade.Os grupos que passaram na seletiva se inscreveram no período de 10 a 30 de setembro. A programação dos espetáculos será distribuída no palco do Centro Social Paroquial e outros locais adaptados para receber as apresentações. O público tem acesso aos espetáculos mediante a distribuição gratuita de ingressos.
Tradição
Tradicionalmente o FETAC acontecia no mês de julho, mas por causa do calendário de publicação de editais pelos governos que assegura locação de recursos de projetos culturais, o período da realização acabou mudando e neste ano será no próximo mês de novembro, mas a intenção dos organizadores é retornar com a programação no mês de julho, principalmente por causa das férias.
A realização do evento é da Cia. Cordel de Arte e Cultura, com apoio cultural do Banco do Nordeste, Enel Brasil, Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo do município, apoio institucional, Mecenas do Ceará, e Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura, por intermédio da Lei nº 18.012.
JORNAL A PRAÇA