A Rádio Expresso FM 104.3 – Grande Fortaleza, se mantém no ar com o sistema de gerador à diesel, após criminosos destruírem o transformador e roubarem peças de cobre e cabos de energia da emissora. O crime aconteceu por volta das 13 horas desta quarta-feira (26).
O transformador, com custo estimado entre R$ 25 mil e R$ 30 mil, está irrecuperável: os bandidos derrubaram o equipamento instalado no poste de energia e roubaram todo o sistema de cobre. O conjunto de disjuntores e os cabos da rede, entre o transformador e o gerador, também foram roubados.
CORTE DE ENERGIA E INTERNET
A ação dos criminosos foi descoberta por um dos funcionários do Sistema Ceará Agora de Comunicação, após a queda no sinal da internet. ‘’Eu não conseguia acessar a internet e, ao sair da área coberta perto do gerador, vi a destruição, o transformador no chão, aberto e sem o cobre’’, revelou o funcionário Régis Dias, que estava no local.
Régis conta, ainda, não ter observado movimento de derrubada do transformador porque estava no quarto anexo à casa do sistema de transmissão da emissora e, com a queda da rede elétrica, o gerador foi automaticamente acionado, provocando muito barulho. Ele disse, também, que, quando o transformador caiu, atingiu o cabo da Internet.

AÇÃO POLICIAL
Os equipamentos de transmissão da Rádio Expresso FM 104.3, que integra o Sistema Ceará Agora de Comunicação, funcionam na Serra do Mucunã, no Município de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza.
A Polícia Civil e a Polícia Militar foram acionadas para investigar a destruição do transformador e o roubo dos cabos e disjuntores. Há relato de outro caso semelhante ter sido registrado na mesma área.
ABASTECIMENTO E INTERRUPÇÃO DE SINAL
O vandalismo impede o funcionamento da rede elétrica que sustenta o transmissor e os demais equipamentos da emissora. Com isso, o transmissor é acionado com o gerador movido à óleo diesel, exigindo um alto custo na compra do combustível.
O Sistema Ceará Agora de Comunicação pede compreensão aos ouvintes, colaboradores e anunciantes que, em determinantes momentos, para o abastecimento do gerador, pode haver interrupção temporária do sinal no dial da FM 104.3 na Grande Fortaleza. A programação segue normal pela internet, com acesso pela plataforma RadiosNet e pelo site cearaagora.
