Foto: Ascom Adagri
Os produtores cearenses têm até hoje para vacinar seu rebanho contra Febre Aftosa. Nesta etapa, bovinos e bubalinos de todas as idades devem ser imunizados. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), que coordena a Campanha, cerca de 2,7 milhões animais devem ser vacinados em todo o Estado.
Os criadores também devem declarar junto a Adagri a vacinação do rebanho até o próximo dia 15 de junho. O documento pode ser preenchido de forma virtual, no site da Adagri (www.adagri.ce.gov.br) ou presencialmente em um dos 40 Núcleos Local da Adagri (NL) ou nos escritórios parceiros da Campanha.
A Adagri coordena o Plano Estratégico de Retirada da Vacinação da Febre Aftosa, elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O documento envolve operações e metas e tem como objetivo nortear o Estado para alcançar o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação.
São parceiros da Campanha a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec/Senar), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Ceará (Fetraece), Associação dos Municípios e Prefeitos do Estado do Ceará (Aprece) e Secretarias de Agricultura municipais.