quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Câmara dos Deputados e Senado Federal elegem presidentes na tarde desta quarta, 1

Congresso Nacional.

Agência Brasil

O primeiro dia de fevereiro marca o retorno do legislativo nacional às suas atividades normais, além da posse dos deputados e senadores eleitos em outubro de 2022. E neste ano também serão eleitos os novos presidentes das duas casas: Câmara dos Deputados e Senado Federal. Inicialmente, a perspectiva é que se vejam duas reconduções, marcando a permanência de Arthur Lira (PP-AL) no comando da Câmara, e de Rodrigo Pacheco (PSD-MG) no Senado.

As duas eleições ocorrem após a posse dos novos parlamentares. No caso da Câmara Federal são empossados 513 políticos, já no Senado a renovação é de um terço da bancada total, ou seja, são 27 parlamentares.

Lira vem construindo um largo lastro de apoios, o que deve lhe garantir uma vitória com uma margem longuíssima. Ate o momento o único adversário é o deputado Chico Lopes (Psol-RJ). No caso do Senado a disputa é um pouco mais acirrada, apesar de a vitória de Pacheco ser notada como  a mais provável, a candidatura de Rogério Marinho (PL-RN) vem ganhando terreno, o que poderia ser uma ameaça a reeleição do mineiro.

O início do processo eleitoral na Câmara está marcado para às 15h, enquanto no Senado as discussões com esse intuito começam às 16h. A oficialização dos resultados não tem horário definido, porém, é possível que  venham apenas durante a noite, podendo chegar a madrugada.