quarta-feira, 1 de fevereiro de 2023

Chuva de mais de 100 mm acompanhada de trovões e raios causa medo, alagamentos e destruição em Icó

 

Foto: Richard Lopes

Na madrugada desta quarta-feira (1º), uma forte chuva causou medo, alagamentos e destruição no município de Icó. As precipitações tiveram início por volta de 00h50 e se estenderam até às 02h15. As principais avenidas da cidade, Josefa Nogueira Monteiro e Nogueira Acioly, ficaram inundadas.

O pluviômetro da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) da cidade, registrou 143 milímetros.

Quase todas as ruas da cidade também sofreram com alagamentos. Um canal localizado nas proximidades da Policlínica transbordou, atingindo casas nas proximidades. Um muro de uma das residências localizadas na periferia da cidade caiu, e a sede do conselho tutelar do município, que fica na avenida Josefa Nogueira Monteiro, foi atingida por um raio, causando muita destruição. Os fortes trovões com raios assustaram crianças e adultos.

Em nota, a prefeita Laís Nunes disse que esteve reunida nesta madrugada com todos os secretários municipais, Defesa Civil, Secretaria de Segurança Pública do Município, Polícia Militar, Procuradoria, Assistência Social e demais órgãos públicos para tomar todas as devidas providências de urgência, tendo em vista as fortes chuvas que inundaram a cidade, causando transtornos à população, suas residências e comércio local.

A prefeita disse estar vigilante com toda a equipe para dar apoio aos municípios, bem como um decreto de emergência para que sejam realizadas intervenções por parte da gestão municipal.

Obras irregulares e entulhos em locais não permitidos serão novamente notificados com as penalidades devidas. A prática ilegal acaba colaborando, mesmo sem a intenção, com o essas consequências.

A prefeita autorizou a secretaria de educação, caso necessário, que sejam colocadas as escolas municipais à disposição das famílias que porventura apareçam desabrigadas.Toda patrulha mecanizada da prefeitura e os serviços de limpeza estão diligentes para os trabalhos de urgência a serem adotados, como abertura de novos canais de escoamento de água e providências diversas.