terça-feira, 31 de maio de 2022

Maio de 2022 é o mais chuvoso dos últimos onze anos no Ceará


Foto Fabiane de Paula
Com o término de maio e, consequentemente, o fim da quadra chuvosa no Ceará, o quinto mês do ano de 2022 é o mais chuvoso dos últimos 11 anos, se comparado com o mesmo período. Os 102,1 milímetros (mm) de chuvas observados até esta segunda-feira, 30, só ficam atrás dos 134,7 mm registrados em maio de 2011, de acordo com números preliminares divulgados pelo portal da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

A normal climatológica para o período é de 90,6 mm. Apesar do desvio positivo, a Funceme esclarece que o volume de precipitações registrado até agora ainda encontra-se dentro da categoria em torno da média, pois seu limiar é de 115,63 mm.

A Fundação destaca que os dados disponibilizados no portal ainda podem passar por alterações, já que apresentam números prévios. É esperado que haja uma consolidação desses números até a próxima sexta-feira, 3. Para o último dia do mês, a previsão é de chuvas isoladas e passageiras em todas as macrorregiões, principalmente, na faixa litorânea, Cariri, Jaguaribana e sul do Sertão Central e Inhamuns.

Em uma análise mais ampla dos dados disponibilizados no portal da Funceme, entre os meses de fevereiro e maio, período da quadra chuvosa no Estado, foram observados 614,7 mm, quando o volume normal para o período é de 600,7 mm.

Com os números atuais, o nível de precipitações na estação chuvosa encontra-se dentro da normalidade, pois, apesar de apresentar saldo percentual positivo de 2,3%, somente considera-se acima da média quando o observado ultrapassa 707,58 milímetros.

Com informações do O Povo.