terça-feira, 31 de maio de 2022

Com precipitações da estação chuvosa, Ceará sai do alerta de escassez hídrica


Foto Divulgação/Cogerh
Com o volume de precipitações registrado na estação chuvosa de 2022, o Ceará saiu da situação de alerta para escassez hídrica. Até a noite desta última segunda-feira, 30, o nível dos reservatórios monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) chegava a 37,5%. O percentual é suficiente para retirar o Estado do patamar mais preocupante para falta d´água, quando o índice fica abaixo de 30%.

Segundo dados do Portal Hidrológico do Ceará, monitorado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) em parceria com a Cogerh, a mudança de classificação veio no segundo mês da estação, no dia 15 de abril, quando o volume médio alcançou a casa dos 30,5%. O indicador estava abaixo desse patamar desde setembro de setembro de 2020.

Com a continuidade das chuvas na segunda quinzena de abril e ao longo de maio, o aporte dos açudes cearenses seguiu aumentando. O índice já é o maior, pelo menos, desde 2019. Devido a instabilidades no sistema, o Portal Hidrológico não disponibilizou, na noite desta segunda, 30, os números dos anos anteriores.

Com informações do O Povo.