domingo, 18 de setembro de 2016

Campanha de vacinação inicia nesta segunda-feira (19)

A partir desta segunda-feira (19), o Governo do Estado e a Prefeitura de Fortaleza iniciam a Campanha de Multivacinação 2016 no Ceará. O lançamento da ação acontece na Unidade de Atenção Primária à Saúde Mariusa Silva Sousa, no bairro Bom Sucesso, a partir das 9h.

O  objetivo da campanha é promover a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. O movimento deve continuar até o dia 30 de setembro em todo o País. O dia 24 de setembro será dedicado à mobilização nacional pela imunização

Para garantir o funcionamento da campanha, 10 mil profissionais de saúde atuarão no Ceará para vacinar as crianças menores que cinco anos de idade, meninas de nove anos de idade, assim como adolescentes entre 10 e 15 anos de idade, em 2.368 postos fixos de vacinação em todo o Estado. 
Vacinas

Todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação estarão disponíveis nos postos de saúde. É necessário que todas as crianças e adolescentes compareçam aos centros de saúde para que seja realizada a avaliação das cadernetas de imunização, a fim de que se defina as doses a serem aplicadas. 

No total, são disponibilizadas 14 vacinas para crianças e cinco para adolescentes. Como o processo se trata de uma atualização seletiva, de acordo com a necessidade de cada pessoa do público-alvo, não há meta a ser alcançada.