sábado, 31 de outubro de 2015

Cantor fez piada sobre incêndio que matou 27 na Romênia, diz testemunha




Equipes de bombeiros trabalham do lado de fora da boate Colectiv, onde houve o incêndio em Bucareste

Sobreviventes do incêndio em uma boate na Romênia disseram que o vocalista da banda de heavy metal Goodbye to Gravity, que se apresentava no local, fez piada sobre o princípio de fogo que acabou matando 27 e ferindo 180 pessoas em Bucareste. 

" [Quando viu o fogo,,] ele disse: 'Isso não fazia parte da programação'. No segundo seguinte, percebeu que não era uma brincadeira e pediu um extintor de incêndio. Em 30 segundos, o fogo se espalhou por todo o teto. As pessoas correram para a entrada, mas ela era muito estreita e todos entraram em pânico. Atrás de mim, as pessoas pisavam e tentavam escalar umas às outras para sair", conta a professora de espanhol Delia Tugui, que estava no show com o marido e o filho. 

"Eu percebi que aqueles que estavam do outro lado do bar não iriam sobreviver. Eu estava a dois metros da saída e quase não consegui sair", diz Tugui. 

Testemunhas afirmaram à rede de televisão Antena 3 que cerca de 400 pessoas estavam na boate quando a faísca de um show pirotécnico no palco começou o incêndio. Fotos publicadas nas redes sociais mostram fogo emanando de uma pilastra coberta por espuma de isolamento acústico. 

Cerca de de 146 pessoas seguem hospitalizadas, alguns em situação grave. Oficiais acreditam que o número de mortes relacionadas àquela que foi a maior tragédia do tipo no país ainda aumente.
O vocalista da banda, Alex Pascu, é um dos que está hospital, e o baixista Alex Telea, também da Goodbye to Gravity, foi dado como desaparecido por seus parentes. Segundo o porta-voz do governo Raed Arafat, 17 corpos ainda não foram identificados. 

Bogdan Oprita, porta-voz do hospital Floreasca, que cuida das vítimas, disse que essa foi a pior tragédia no país desde a revolução anticomunista de 1989. 

"Foi como uma guerra. Dezenas de cirurgiões que estavam de folga foram chamados para operar", afirmou. 

O premiê do país, Victor Ponta, interrompeu uma viagem que fazia ao México e declarou 3 dias de luto oficial no país. 

O presidente Klaus Iohannis visitou os feridos neste sábado (31) em Bucareste e disse que a maioria deles está gravemente ferida e inconsciente. Ele prometeu uma investigação e mudança nas leis para que a tragédia não volte a ocorrer. 

Promotores estão investigando a possibilidade de acusar por homicídio culposo os donos da boate, que passaram a noite sendo interrogados pela polícia.