sábado, 27 de setembro de 2014

Árbitros ameaçam fazer greve no Campeonato Brasileiro

Alvo de reclamações acintosas de técnicos e jogadores, a arbitragem brasileira se pronunciou nesta sexta-feira. A Associação Nacional dos Árbitros de Futebol (Anaf) divulgou um comunicado em que ameaça paralisar a disputa do Brasileirão. A entidade pede uma "ação enérgica" da CBF e do STJD para punir quem fizer ofensas aos árbitros. Caso contrário, a proposta de greve será discutida em assembleia-geral.

"Os árbitros estão indignados e querem parar o campeonato. O nível técnico da competição é baixíssimo e querem jogar a culpa da derrota no árbitro. Isto é um desrespeito à figura do árbitro, que tem o papel de comandar a partida", afirma a nota, assinada pelo presidente da Anaf, Marco Antônio Martins.

Nas últimas semanas, a arbitragem do Brasileirão foi alvo de protestos, em especial por conta de lances de mão na bola. Na quarta-feira, a Fifa fez críticas ao comportamento dos árbitros no Brasil, explicando que eles precisam "ler a situação" e não dar falta a cada bola que toque na mão. Massimo Busacca, chefe da Comissão de Arbitragem da Fifa, deixou claro que as decisões tomadas no Brasil não estão em linha com as orientações da entidade. "A mão faz parte do jogador. Não há como pensar em um jogador sem mãos", disse o dirigente, um ex-árbitro suíço de bastante sucesso.

Fonte: Veja