segunda-feira, 31 de março de 2014

Acopiara chove 83mm e Fortaleza registra maior chuva do ano, aponta Funceme

A chuva que atingiu Fortaleza durante a madrugada desta segunda-feira (31) foi a terceira maior chuva registrada este ano no Ceará. Conforme a Fundação Cearense Meteorologia e Estatística (Funceme), as maiores chuvas no Estado este ano foram em Crateús (192mm) no dia 8 de março, em Farias Brito (182mm) no dia 4 de fevereiro e nesta segunda, em Fortaleza (169mm) no Posto de Messejana. 

A chuva também foi a maior registrada este ano na Capital e o maior volume do dia no Estado, segundo a Funceme. 

O Ceará apresentou fortes chuvas em 161 dos 184 municípios cearenses. Na Região do Cariri, no município de Caririaçu foram 111mm, já em Pedra Branca 110mm e Independência 100mm. Também choveu nas cidades de Aurora (83mm), Acopiara (83mm), Barro (73.3mm), Juazeiro do Norte (70mm) e Orós (69mm).

De acordo com o presidente da Funceme,Eduardo Sávio Martins, as chuvas atingiram praticamente todo o Estado e caíram com alta intensidade sobre a região mais crítica. "Vamos esperar quais sistemas de reservatórios vão ser impactados e beneficiados na recuperação dos seus níveis. As imagens mostram que o Estado quase todo está coberto com exceção do Noroeste. A primeira grande chuva com esse nível de intensidade e abrangência atingiu o Castanhão e praticamente todo o Estado", explica.

Funceme prevê mais chuva em todo o Estado

O órgão prevê que o ambiente atmosférico seguirá favorável para a ocorrência de chuvas em todas as regiões cearenses. As chuvas devem acontecer devido à instabilidade atmosférica que deve aumentar no decorrer do dia devido à proximidade de um ramo da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre o norte do Nordeste brasileiro.

Para terça-feira (1º), a Funceme antecipa que A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) seguirá favorecendo à ocorrência de chuvas em todas as regiões cearenses.