quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Acopiara promove Mutirão de Cirurgias de Cataratas


A Secretaria de Saúde de Acopiara promove no Hospital Júlia Barreto, até este sábado dia 2 de março de 2013, das 7h às 19h, o Mutirão de Cirurgias de Cataratas. Os procedimentos estão sendo coordenados pela equipe do Dr. Abrahão Lucena onde fazem parte dois cirurgiões, dois médicos auxiliares e médico anestesista, além de toda equipe do Hospital.

A ação tem o objetivo de ofertar a população 123 cirurgias, sendo 18 acordadas para o município de Catarina e 6 para o Irapuan Pinheiro. Cerca de 350 pessoas estão aguardando em fila de espera há quase um ano e meio. Os pacientes serão submetidos à triagem, avaliação dos exames de eletrocardiograma, coagulação sanguínea e glicose e, em seguida, ao procedimento cirúrgico. 

A Prefeitura de Acopiara e a Secretaria de Saúde do Município realizam os procedimentos em parceria com o Governo do Estado do Ceará e Ministério da Saúde.

Fique sabendo
Os principais sintomas da Catarata são visão turva ou escurecida, cores que parecem desbotadas, visão noturna ruim, halos que aparecem ao redor das luzes e sensibilidade a luz forte. A Catarata está relacionada à idade e se desenvolve lentamente e sem dor.

A doença causa perda visual em adultos com 55 anos ou acima, é o principal motivo de cegueira no mundo e com a cirurgia a cura chega a 97% ou mais.