segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Sanfoneiro da banda que tocava em boate no RS morreu em incêndio


O sanfoneiro Danilo Jaques, 30, um dos seis integrantes da banda Gurizada Fandangueira, que tocava na boate Kiss, morreu na tragédia na madrugada deste domingo. O incêndio que atingiu a casa noturna em Santa Maria (323 km de Porto Alegre) matou ao menos outras 231 pessoas.

Ele era o mais jovem do grupo, formado na mesma cidade onde ocorreu o incêndio. Jaques era também sócio da empresa DB Som e Luz, que fazia iluminação de eventos e trabalhava para a Gurizada, entre outras bandas, como Fresno e Cone Crew.

O guitarrista da banda, Rodrigo Lemos Martins, disse à Folha que o fogo começou durante a apresentação, depois que o sinaleiro (chamado por ele de "sputinik") ter sido aceso.

Um segurança da casa e o vocalista da banda tentaram apagar o incêndio, afirma o guitarrista, porém o extintor não funcionou. "Os guris tentaram apagar, mas o extintor não funcionou, não saiu nada", disse.
O grupo musical estava prestes a completar dez anos e sempre tocava na boate Kiss. Em sua página no Facebook, a Gurizada se identificava como uma banda plural que buscava agradar a "públicos variados" tocando estilos como sertanejo e forró. O último álbum do grupo chama-se "O Som que o Povo Gosta".

INCÊNDIO

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Adelar Vargas, o fogo teria começado na espuma de isolamento acústico, no teto. Um dos integrantes da banda que se apresentava no local teria acendido um sinalizador, que atingiu o teto, e o fogo se espalhou rapidamente, de acordo com Vargas.

De acordo com o tenente-coronel Moisés da Silva Fuchs, o transporte dos corpos é realizado por um caminhão da Brigada Militar, devido ao elevado número de de mortos. Eles são levados ao Centro Desportivo Municipal (Farrezão), porque o IML (Instituto Médico Legal) não tem capacidade para abrigá-los.

A auxiliar de escritório, Michele Pereira, 34, que estava em frente ao palco no momento em que começou o incêndio, confirma que um dos integrantes da banda acendeu um sinalizador no palco.

"A banda que estava no palco começou a usar sinalizadores e, de repente, pararam o show e apontaram [o sinalizador] para cima. Aí o teto começou a pegar fogo, estava bem fraquinho, mas em questão de segundos começou a se alastrar", disse Pereira.

No local, havia apenas uma saída de emergência. Os bombeiros tiveram que abrir um buraco na parede da boate para facilitar o acesso e a retirada das pessoas do local.