quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Cartaz oficial da Copa do Mundo 2014 é apresentado


O cartaz oficial do Mundial no Brasil foi lançado na manhã desta quarta-feira (30). Último símbolo visual da competição a ser lançado, ele foi apresentado em evento no Rio, que contou com a presença dos recém-empossados embaixadores da Copa do Mundo Fifa 2014.

O evento contou com quatro campeões mundiais (Amarildo, Carlos Alberto Torres, Bebeto e Ronaldo) e a craque do futebol feminino Marta, além do secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke,.

Elaboração

Ele foi elaborado pela agência de criação brasileira Crama, escolhida entre três concorrentes. A escolha da peça vencedora foi feita por uma comissão julgadora de alto nível, formada também pela ministra da Cultura, Marta Suplicy, pelo presidente do COL, José Maria Marin, pelo artista plástico Romero Britto, e por Ronaldo e Bebeto, integrantes do conselho do COL.

Segundo o comunicado publicado no site da Fifa, a criação “retrata a beleza e a diversidade do Brasil por meio de um desenho colorido, vibrante e carregado de emoção. O conceito criativo por trás do cartaz – ‘Todo um país a serviço do futebol – Brasil e futebol, uma identidade compartilhada’ – foi o que inspirou a Crama a pensar no desenho vencedor. Isso fica evidente em toda a peça, principalmente no detalhe das pernas dos jogadores disputando a bola e revelando ao mesmo tempo o mapa do Brasil”.

Opiniões sobre a peça

“O cartaz é um ótimo exemplo da grande capacidade criativa do Brasil. A proposta ganhadora sem dúvida servirá como um esplêndido cartão de visita para a Copa do Mundo da FIFA 2014, que começará em 498 dias. Com muita emotividade, o cartaz destaca a importância e o brilho do torneio, assim como o fascínio gerado pelo futebol”, explicou Valcke.

“Tenho certeza de que o povo brasileiro se sentirá bem representado assim que conhecer o cartaz. Estamos orgulhosos deste símbolo tão importante da Copa do Mundo da FIFA, que também mostra a paixão pelo futebol que existe em nosso país”, afirmou Bebeto.

“O cartaz oficial é um passo importante para apresentar o Brasil e a Copa do Mundo da FIFA tanto no próprio país-sede quanto no exterior. É importante passar a imagem de uma nação que é moderna, inovadora, sustentável, feliz, unida e, é claro, apaixonada pelo futebol”, explicou o ex-craque Ronaldo.