segunda-feira, 30 de junho de 2025

Vaquinha para alpinista que resgatou corpo de brasileira é cancelada; valor ultrapassava R$ 522 mil

Foto Reprodução/Redes Sociais
A campanha de arrecadação online criada para beneficiar o alpinista Agam Rinjani, voluntário no resgate do corpo da brasileira Juliana Marins na Indonésia, foi cancelada neste último domingo (29). Até o momento da suspensão, mais de R$ 522 mil haviam sido doados.

A decisão foi comunicada oficialmente nas redes sociais pelas plataformas correlacionadas "Razões Para Acreditar" e "Voaa", especializada em vaquinhas virtuais. Segundo o texto publicado, a devolução dos valores começará a ser feita automaticamente a partir desta segunda-feira (30), utilizando os mesmos meios de pagamento das doações.

De acordo com a empresa, o cancelamento foi motivado pelo volume de críticas relacionadas à cobrança de uma taxa administrativa de 20% sobre o valor arrecadado.

“Tomamos essa decisão após muitos questionamentos relacionados à nossa taxa administrativa de 20%, que, apesar de comunicada em nosso site desde o início, gerou desconforto em algumas pessoas. Reconhecemos que a comunicação nesta história poderia ter sido mais clara”, afirmou a organização.

O comunicado também ressaltou que a taxa é parte de um modelo de funcionamento mais amplo. “A taxa de 20% praticada pela Voaa é resultado de um modelo de operação único, que vai muito além de simplesmente disponibilizar uma plataforma para arrecadação”, explicaram.

“Reconhecemos com humildade que, neste momento, a discussão em torno da 'Vaquinha do Agam' desviou a atenção da essência da campanha e, principalmente, da história que desejávamos apoiar”, diz outro trecho da nota.

Com informações do Diário do Nordeste.