sábado, 26 de abril de 2025

Funeral do papa Francisco: como foi a despedida do 1° pontífice da América Latina

O mundo se despediu do papa Francisco neste sábado (26/4) com um funeral no Vaticano. O pontífice faleceu na última segunda-feira (21/4) após comandar a Igreja Católica por 12 anos.

Caixão do papa Francisco foi posicionado na Praça de São Pedro, no Vaticano
Caixão do papa Francisco foi posicionado na Praça de São Pedro, no Vaticano
Foto: Reuters / BBC News Brasil

O funeral do papa Francisco reuniu neste sábado (26/4) centenas de milhares de católicos, membros do clero e chefes de Estado do mundo inteiro.

A cerimônia destacou o trabalho do primeiro pontífice da América Latina em prol dos mais pobres e da paz mundial.

"As demonstrações de afeto que testemunhamos nos últimos dias após sua passagem desta terra para a eternidade nos dizem quanto o pontificado do papa Francisco tocou mentes e corações", afirmou o cardeal italiano Giovanni Battista Re, que fez a homilia.

Segundo analistas, a cerimônia teve um tom político ao mencionar os imigrantes e pedir que líderes mundiais "construam pontes, não muros".

O evento também ficou marcado por encontro entre líderes globais, entre eles o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — incluindo uma reunião informal entre Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, e Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, dentro da Basília de São Pedro.

Francisco fez uma série de modificações no funeral para que o evento se assemelhasse mais ao "enterro de um bispo diocesano do que de um imperador romano".

Antes de morrer, o pontífice pediu para ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maior.

Com isso, ele se tornou o primeiro papa desde Leão 12, que morreu em 1903, a ser sepultado fora do Vaticano.

Disposição de grupos durante o funeral de um papa na Praça de São Pedro
Disposição de grupos durante o funeral de um papa na Praça de São Pedro
Foto: BBC News Brasil

Como foi a cerimônia

Por volta das 9 horas da manhã no horário de Roma (4h no horário de Brasília), o caixão do papa Francisco foi retirado da Basílica de São Pedro.

Os restos mortais do pontífice ficaram no local por quatro dias, período em que milhares de fieis tiveram a oportunidade de prestar suas últimas homenagens.

O cortejo foi seguido por cardeais, bispos e outros representantes do clero e terminou quando o caixão foi colocado na Praça de São Pedro.

Basílica e Praça de São Pedro
Basílica e Praça de São Pedro
Foto: BBC News Brasil