As Forças Armadas têm atualmente 37 mil mulheres, cerca de 10% do efetivo. Foto: Exército Brasileiro
Mulheres nascidas em 2007 e que completam 18 anos em 2025, com interesse em se alistar voluntariamente nas Forças Armadas do Brasil têm até o dia 30 de junho para realizar a inscrição. O alistamento pode ser feito nas juntas de serviço militar da Aeronáutica, Exército e Marinha, ou através da internet.
As interessadas devem residir em um dos 28 municípios estabelecidos pelo Plano Geral de Convocação. No Ceará, é preciso residir em Fortaleza.
Ao todo, são ofertadas 1.465 vagas, sendo 1.010 vagas para o Exército; 300 para a Aeronáutica e 155 para a Marinha. De acordo com as Forças Armadas, a duração do serviço militar será de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos.
As candidatas serão submetidas a entrevista, exames clínicos e laboratoriais, teste físico, entre outras formas de seleção específicas da Marinha, do Exército e da Força Aérea. Após o período na ativa, elas receberão o Certificado de Reservista e a Certidão de Tempo de Serviço. Caso necessário, podem ser convocadas.
Segundo o Ministério da Defesa, “as Forças Armadas têm atualmente 37 mil mulheres, cerca de 10% do efetivo. Atualmente, as mulheres atuam principalmente nas áreas de saúde, ensino e logística ou têm acesso à área combatente por meio de concursos específicos em estabelecimentos de ensino, como o Colégio Naval, da Marinha, a Escola Preparatória de Cadetes do Exército e a Escola Preparatória de Cadetes do Ar, da Aeronáutica”.