Os números da Pesquisa Genial/Quaest, divulgados, nesta segunda-feira (28), mostram que, pela primeira vez, a aprovação do trabalho do presidente Lula é menor do que a desaprovação. De acordo com a pesquisa, 47% dos entrevistados disseram aprovar o petista, enquanto 49% o desaprovam.
Se comparada com o último levantamento do Instituto Genial/Quaest, a aprovação do presidente recuou cinco pontos. Na Região Nordeste – principal base eleitoral do PT, esse recuo na avaliação geral, chega a 10 pontos
O desgaste e a má condução das informações sobre monitoramento das transações bancárias por meio do PIX e a alta dos preços dos alimentos são apontados como fatores que contribuíram para a queda da popularidade do governo Lula.
AVANÇO DA DESAPROVAÇÃO
Há outro ponto de preocupação para os articuladores políticos do Governo: enquanto a avaliação negativa avançou seis pontos percentuais, de 31% para 37%, entre dezembro de 2024 e janeiro deste ano, a avaliação positiva recuou de 33% para 31% na mesma base de comparação. Segundo a pesquisa, para 50% dos entrevistados, o Brasil está indo na direção errada, enquanto 39% dos eleitores apontam que o país está na direção certa, abaixo dos 43% de dezembro e o menor patamar desde janeiro de 2023.
DOR DE CABEÇA COM O PIX
A pesquisa revela, ainda, que, em relação às notícias do governo, 43% dos entrevistados responderam que há mais notícias negativas do que positivas. A regulação do Pix encabeça a lista das piores notícias, com 11% da preferência, enquanto o aumento do Bolsa Família foi considerada a melhor notícia. Em segundo lugar, ficou o lançamento do programa Pé de Meia, voltado para os estudantes do Ensino Médio.
ERROS DE COMUNICAÇÃO
Entre os entrevistados, 66% afirmaram que o governo Lula errou mais do que acertou. Segundo a pesquisa, 39% dos entrevistados responderam que a economia piorou, dado menor do que os 40% apontados em dezembro. Ao mesmo tempo, apenas 25% dos eleitores acreditam que houve melhora na economia – o menor percentual desde abril de 2023, quando atingiu 23%.
COLETA DE DADOS
A Pesquisa Genial/Quaest foi realizada entre os dias 23 e 26 de janeiro, ouviu 4.500 entrevistas presenciais e apresenta margem de erro de 1 ponto percentual para mais ou para menos.
FONTE CEARA AGORA