Guilherme Gonçalves, do Podemos, recebeu 49,83% dos votos válidos em Ourinhos, no interior do Estado
A partir de janeiro de 2025, a Prefeitura de Ourinhos (SP) será ocupada por Guilherme Gonçalves (Podemos). O novo chefe do Executivo do município de 106 mil habitantes tem 33 anos e é ex-trabalhador rural e ex-coletor de lixo.
Casado e pai de três filhos, ele estudou apenas em escola pública do bairro onde morava e foi coroinha da igreja por dez anos. Guilherme se lembra de ter ganhado destaque em Ourinhos pela primeira vez ao participar do Campeonato Brasileiro de Xadrez, ainda criança.
Anos depois, passou em dois vestibulares na Fatec -- um para o curso de Agronegócio e o outro para Tecnologia da Informação. Depois, optou por cursar Gestão Pública na Uninter.
Ao Terra, ele contou como a experiência nas funções que desempenhou, aliada aos anos de estudo, o preparou para o cargo e para ganhar a confiança dos eleitores ourinhenses, além do apoio da família nas conquistas em sua trajetória na política.
Guilherme começou na vida profissional como trabalhador rural. Aos 18 anos, passou em um concurso público para a Prefeitura de Ourinhos, onde desempenhou "diversas funções, incluindo a de coletor".
"Eu gostava muito. Além de precisar cuidar da minha parte física, [para estar apto] nessa função da coleta, eu tinha oportunidade de rodar locais que eu via que precisavam de melhorias", explica.
"É um motivo de orgulho sair de coletor e virar prefeito. É uma trajetória diferente. Mas, [a função de coletor] está muito ligada à administração, a questões da Prefeitura. A gente não sabia se a população ia votar, mas eu conheço a cidade, eu me formei em Gestão Pública. Essa não é uma história de vitimismo, é uma história de superação", pontua Guilherme.
Trajetória política
Segundo Guilherme, os problemas de Ourinhos, que fica a 364 km da capital, no oeste de São Paulo, foram a motivação para a candidatura ao primeiro cargo público, em 2020, quando foi eleito vereador com 1.151 votos. Na eleição seguinte, em 2022, ficou como suplente de deputado estadual.
Agora, em 2024, ele venceu as eleições municipais e foi eleito prefeito ao lado de seu vice, Alexandre Zóio, com 27.721 votos, o equivalente 49,83% dos votos válidos. O novo chefe do Executivo de Ourinhos fala em "recuperar o protagonismo regional da cidade" como uma das metas para o mandato que começa em 1º de janeiro de 2025.
Guilherme Gonçalves encara a vitória como um episódio importante para a política brasileira. "É a primeira vez que um ex-coletor de lixo é eleito prefeito no Brasil. Isso quebra um paradigma muito grande e mostra para as pessoas que elas podem ser o que quiserem. Precisa ter força de vontade, trabalhar muito, e ter fé. Eu entrei [na vida política] para servir, e não para ser servido, então quero estar ao lado da população", conclui.