quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Evandro supera Sarto em 10 pontos, encosta em André e está com um pé no 2º turno, mostra Datafolha

A pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada, nesta quarta-feira (26), mostra a tendência de um segundo turno entre os candidatos do PL, André Fernandes, e do PT, Evandro Leitão, na disputa pela Prefeitura de Fortaleza.

O que chama a atenção nos números é que, no cenário atual, a 11 dias do primeiro turno, Evandro supera José Sarto (PDT) em 10 pontos. Ou seja, Sarto precisa ganhar um 1 ponto a cada 24 horas para tentar ultrapassar o petista.

Uma análise da tendência de votos captada nas quatro pesquisas do Instituto Datafolha, realizadas entre os dias 26 de junho e 24 de setembro, mostra o crescimento de André e Evandro e a queda contínua do Capitão Wagner (União Brasil) e o emagrecimento de José Sarto.

QUEDA CONTÍNUA

Na primeira pesquisa (26/06), Wagner recebeu 32% de intenção de votos, caindo para 29% (21/08), 25% (13/09) e 17%. Candidato do PDT à reeleição, Sarto saiu de 19% no dia 26 de junho, subiu para 23% na pesquisa de 21 de agosto, mas, nas duas pesquisas subseqüentes, despencou para 18%(13/09) e, hoje, figura na quarta posição, com 15% – 10 pontos atrás de Evandro Leitão.

CRESCIMENTO CONTÍNUO

André Fernandes e Evandro Leitão mostram, desde o início de ciclo de pesquisas do Instituto Datafolha, uma tendência de crescimento contínuo: André começou com 14%, subiu para 16%, pulou para 25% e, na pesquisa divulgada, nesta quarta-feira, chegou a 27%.

A mesma curva de ascensão tem, também, o candidato do PT, Evandro Leitão, que abriu a caminhada pré-eleitoral com 8% das intenções de votos, ganhou dois pontos na pesquisa do dia 21 de agosto, subiu para 19% e, agora, alcançou 25% de apoio dos eleitores, empatado com André Fernandes.

O quadro atual desenhado pelo Datafolha indica André e Evandro no 2º turno. Os números mostram o sentimento do eleitor nesse momento e não significa cenário consolidado. A propaganda eleitoral no rádio e na televisão e os acertos ou erros de um outro candidato podem mudar o quadro de segundo turno nesses 11 dias restantes de campanha.

FONTE CEARA AGORA