terça-feira, 24 de setembro de 2024

‘Ainda Estou Aqui’ é escolhido como representante do Brasil no Oscar 2025

Cena do filme 'Ainda Estou Aqui'. — Foto: Reprodução

A Academia Brasileira de Cinema anunciou, nesta segunda-feira (23), que o filme “Ainda Estou Aqui“, de Walter Salles, foi escolhido como representante do país para disputa da categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2025.

A decisão foi unânime entre os 24 votantes. Agora, o longa entra em campanha para ser lembrado pela Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood, que divulgará a lista final de pré-selecionados da categoria em 17 de dezembro.

A atriz e diretora Bárbara Paz, presidente da Comissão de Seleção, declarou que o filme “tem grandes chances de colocar o Brasil de novo entre os melhores do mundo“.

Estou orgulhosa de presidir essa comissão, que foi unânime na escolha desse grande filme sobre memória, um retrato emocionante de uma família sob a ditadura militar. ‘Ainda Estou Aqui’ é uma obra-prima, sobre o olhar de uma mulher, Eunice Paiva, e com atuações sublimes das duas Fernandas”, afirmou Bárbara.

“Ainda Estou Aqui” disputava com outros cinco filmes brasileiros selecionados pela Academia Brasileira: “Cidade Campo“, de Juliana Rojas, “Levante“, de Lillah Halla, “Motel Destino“, de Karim Aïnouz, “Saudade Fez Morada Aqui Dentro“, de Haroldo Borges e “Sem Coração“, de Nara Normande e Tião.

A última indicação do Brasil na categoria foi em 1999 com ‘Central do Brasil’, filme dirigido por Walter Salles e protagonizado por Fernanda Montenegro – que repetem a dobradinha em ‘Ainda Estou Aqui’.

Oscar 2025

O Oscar 2025 acontece no dia 2 de março. Os pré-selecionados em dez categorias (entre elas Filme Internacional) serão revelados no dia 17 de dezembro. Já o anúncio dos indicados ao principal prêmio do cinema mundial será em 17 de janeiro.

FONTE MISÉRIA