Prefeitura do município afirma que o piloto morreu no acidente
Um avião de pequeno porte explodiu na orla da praia do Cruzeiro após cruzar uma pista do aeroporto de Ubatuba (SP), nesta quinta-feira (9). A Prefeitura do município confirmou que o piloto da aeronave morreu. Quatro pessoas, dois adultos e duas crianças, que estavam no avião foram resgatadas com vida.
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra uma captura feita por câmeras de segurança do momento. Nas imagens, é possível ver o veículo saindo do aeródromo, ultrapassando uma pista rodeada de carros e pedestres e chegando à faixa de areia em chamas.
Além dos feridos que voavam no avião, outras três pessoas que estavam em uma pista de skate próxima ao local foram atingidas na queda e socorridas por agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) disse que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) foi acionado para realizar as ações iniciais da ocorrência.
"Na Ação Inicial são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação dos elementos, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias à investigação", informa o boletim.
Possíveis causas do acidente
Em nota enviada ao Diário do Nordeste, a Rede VOA, concessionária que administrava a aeronave, afirmou que o veículo saiu do Aeroporto Municipal de Mineiros, em Goiás (SWME) e tentou pousar em Ubatuba.
Segundo a empresa, "As condições meteorológicas eram degradadas, com chuva e pista molhada. Após o pouso, a aeronave ultrapassou a pista e atravessou o alambrado da Cabeceira 09".
Já equipes do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) afirmaram ao g1 que a aeronave sofreu uma excursão de pista. A ocorrência é caracterizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) como o momento em que o avião sai da superfície da pista do aeródromo durante uma operação de pouso ou de decolagem.
Essa falha pode ser de duas maneiras: por veer off (saída lateral) ou overrun (final da pista). Segundo a Anac, esses eventos envolvem vários fatores contribuintes, que vão desde uma aproximação desestabilizada até condições impróprias de aderência da pista.
A Defesa Civil informou ao portal da TV Globo que cinco viaturas e 12 bombeiros atuam no local. A aeronave, com matrícula PR-GFS, modelo 525, foi fabricado em 2008 pela empresa Cessna Aircraft. Ela tem capacidade para sete passageiros, além de dois pilotos.
DIÁRIO DO NORDESTE