Foto: REUTERS/ Juan Jose Gonzalez Galaz
A Nasa deverá transmitir do Cariri as imagens do eclipse solar anular para o restante do mundo. De acordo com diretor do Planetário Rubens de Azevedo, Dermeval Carneiro, equipamentos da agência espacial norte-americana foram montados na região para a transmissão do fenômeno, que ocorrerá na tarde deste sábado (14).
“A região do mundo onde será vista é no Cariri. Nós conseguimos com o Observatório Nacional um canal de transmissão da Nasa. A Nasa precisa dessas imagens porque lá do outro lado do mundo não vão ver o eclipse. Então, vai ser do Cariri para o mundo a transmissão”, explicou o pesquisador em entrevista à rádio CBN Cariri.
O Cariri será contemplado com visão privilegiada do fenômeno. Da região, será possível ver o anel de fogo, quando a Lua cobre o centro do sol, deixando passar apenas um fino brilho ao redor de suas bordas. Cerca de oito mil óculos próprios para observar o fenômeno estão sendo distribuídos pela Organização Educacional Farias Brito.
As imagens serão transmitidas ao vivo pelo site oficial da Nasa e pelo canal no YouTube da agência espacial. O último eclipse solar anular como este ocorreu em 1995. O próximo só poderá ser observado novamente daqui há 44 anos, em 2067.