Foto: Reprodução/TV Globo
A novela Paraíso Tropical (2007) será a substituta de Mulheres Apaixonadas (2003) na próxima reprise do Vale a Pena Ver de Novo. Quem ocuparia o espaço seria Salve Jorge (2012), porém a Globo mudou de ideia. A troca foi ordenada pelo diretor dos Estúdios Globo, Amauri Soares, com pretensão de que a obra protagonizada por Alessandra Negrini possa adquirir grande audiência no período de verão, visto a trama ser ambientada em pontos turísticos do Rio de Janeiro.
Outro motivo seria que a atriz Camila Pitanga estará presente em Beleza Fatal, primeira novela da HBO Max, e com isso poderá despertar interesse do público na carreira da artista, já que Bebel, sua personagem na obra de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, é uma das mais marcantes no cenário noveleiro do país.
Paraíso Tropical deve ser reexibida com cortes, mas de maneira que não diminua a qualidade de trama. Apesar de ter consciência que algumas cenas serão retiradas, Amauri Soares preferiu a troca do que reexibir Salve Jorge, que foi muito criticada na exibição original.
Essa substituição não exclui a possibilidade de Salve Jorge ser reapresentada após Paraíso Tropical, assim como aconteceu com as reprises de O Rei do Gado (1996) e Mulheres Apaixonadas, que tiveram a ordem de exibição invertida, a fim de aproveitar o sucesso do remake de Pantanal (2022).