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Sistema
de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, o Pix tem se tornado
cada vez mais essencial para o funcionamento dos pequenos negócios.
Segundo a terceira edição da pesquisa Pulso dos Pequenos Negócios,
realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
(Sebrae) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),
52% dos microempreendedores individuais (MEI) consideraram a modalidade
como o principal meio para receber pagamentos.
Mesmo
com taxas de manutenção consideradas altas pelos MEI, o cartão de
crédito ocupa o segundo lugar na preferência, sendo o meio mais usado
por 20% dos microempreendedores. O dinheiro aparece em terceiro, com
12%.
Entre
as micro e pequenas empresas, que faturam de R$ 82 mil a R$ 4,8 milhões
por ano, o Pix divide a preferência com o cartão de crédito. As duas
modalidades aparecem em primeiro, como principal meio de recebimento de
recursos em 27% dos negócios. Em segundo lugar, vêm os boletos, com 18%.
Em
relação ao MEI, o percentual de microempreendedores que consideram o
Pix como principal modalidade de recebimento de recursos subiu um ponto
em relação à primeira edição da pesquisa, publicada em agosto do ano
passado. Segundo o Sebrae, os baixos custos em relação às maquininhas de
cartões e a instantaneidade nas transferências consolidam o Pix como
ferramenta essencial para a categoria.
Segundo
o Sebrae, outros fatores que estão aumentando a preferência pelo Pix
nos pequenos negócios são a falta de preocupação com troco, a facilidade
de controle financeiro e a praticidade na tomada de decisões de gestão
de fluxo de caixa, como pagamento de fornecedores. Em alguns casos,
aponta a instituição, os empreendedores estão oferecendo descontos para
clientes que usam o Pix.
Nas
micro e pequenas empresas, a situação é um pouco diferente. O cartão de
crédito continua a ser usado, segundo o Sebrae, por causa da
possibilidade de parcelar as compras ou de pagar a fatura uma vez por
mês. Mesmo com as taxas das maquininhas, os micro e pequenos empresários
continuam a oferecer a modalidade.