terça-feira, 6 de junho de 2023

Pix, cartão virtual e pagamento por aproximação disparam no Ceará em 2023


Foto Shutterstock 
Os cearenses estão aderindo de forma acelerada às novas tecnologias do setor bancário. Pesquisa do Itaú Unibanco, obtida com exclusividade por esta Coluna, aponta crescimentos robustos no uso do Pix, do cartão virtual e de pagamento por aproximação com cartão de crédito e carteiras digitais.

Conforme o estudo, o uso da tecnologia Aproxime e Pague (ou NFC, do inglês Near Field Communication) saltou 70% (na quantidade de transações) no Ceará, no primeiro trimestre de 2023 sobre igual período do ano anterior.

Tal formato representou 33% de todas as compras físicas. Já o uso convencional do cartão, por inserção, caiu 19%, passando de 81% do total das compras realizadas em 2022 para 67% neste ano.

“Os pagamentos sem contato foram acelerados por necessidade e são uma das direções no horizonte da indústria de meios de pagamentos. Conforme os consumidores estão se tornando adeptos dessas modalidades, o mercado vislumbra mais oportunidades de apresentar inovações no futuro próximo”. avalia Mário Miguel, diretor de Pagamentos do Itaú Unibanco.

Os segmentos nos quais a tecnologia é mais utilizada para os pagamentos são os mercados (20% das transações), restaurantes (9%), farmácias (8%), fastfood (7%) e postos de combustíveis (7%

Com informações do Diário do Nordeste.