segunda-feira, 5 de junho de 2023

Inscrições do Enem 2023 começam nesta segunda-feira (5); saiba como participar


Foto: Shutterstock
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 começam nesta segunda-feira (5). Os interessados em participar do certame devem se candidatar virtualmente até o dia 16 de junho, através da Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas deste ano devem ser aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro. 

Para inscrição, os estudantes devem desembolsar R$ 85 de taxa, que deve ser paga até o dia 21 junho. Ficam livre desta obrigação somente os indivíduos que conseguiram direito à isenção, que pode ser solicitada em abril. É importante frisar que os alunos dispensados do valor ainda devem se inscrever para garantir a participação no Enem 2023.

No primeiro domingo de aplicação das provas, os candidatos terão 5h30 para responder 90 questões objetivas de linguagens (português e inglês ou espanhol) e ciências humanas, além da redação. Já no domingo seguinte, são 5h para 90 perguntas sobre matemática e ciências da natureza.

As notas do exame permitem acessar ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), concorrer às bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni) e financiar a faculdade pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro no portal do Inep. Já os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024, no mesmo endereço eletrônico.

Com informações do Diário do Nordeste.