quarta-feira, 7 de junho de 2023

Doce ou salgado: Mungunzá tem variações em diferentes regiões do Ceará


Foto Ismael Soares/Fabiane de Paula
Prato à base de milho, o mungunzá, ou mucunzá como falamos informalmente, é bastante tradicional no Ceará, especialmente no período dos festejos juninos. Mas qual você prefere? O salgado ou o doce? As diferentes regiões do Estado têm duas variações da iguaria, mudando o preparo, os ingredientes e, claro, o sabor.

A professora da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco e pesquisadora Uiara Martins explica que o mungunzá salgado, mais consumido no sertão do Inhamuns, no Cariri e em alguns territórios serranos, tem forte influência da Cachupa Africana, também feita de feijão, milho amarelo e carnes de porco.

“Por outro lado, o mugunzá doce, que se consome em parte do sertão e no litoral cearense, com milho branco ou amarelo, remete-nos muito a estrutura da receita do arroz doce português. Essa receita base é feita com milho, leite e açúcar, podendo variar com o uso do leite de coco, uso de canela, cravo e coco fresco (sobretudo no litoral)”, declarou Uiara Martins, professora de Gastronomia

Chef e diretora do Mercado AlimentaCE, Marina Araújo destaca que, no Ceará, o prato fica em alta entre os doces no período junino, junto com a canjica de milho e o pé-de-moleque. “Nesta versão temos a presença do leite de coco, bem brasileiro, e de especiarias como canela e cravo, que são de referências portuguesas”, acrescenta.

Com informações do Diário do Nordeste