sábado, 1 de abril de 2023

Sobe para 60 número de açudes com volume acima de 90% no Ceará

Foto: Ascom Cogerh

Em um intervalo de 10 dias, o número de reservatórios com volume acima de 90% no Ceará quase dobrou, saindo de 38 no dia 21 de março para 60 neste sábado (1º) de abril. Os dados são do monitoramento de açudes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

A situação hídrica do Ceará tem melhorado devido ao grande volume de chuvas registrado nas últimas semanas. Neste sábado, 46 açudes encontram-se sangrando. A maioria está localizada na região do litoral cearense e na região Metropolitana.

Na Bacia do Salgado, 5 municípios possuem açudes vertendo, sendo eles: Aurora: Açude Cachoeira; em Granjeiro, o açude Junco; em Várzea Alegre, o Olho D’água; em Lavras da Mangabeira o reservatório Rosário, e o Ubaldinho em Cedro.

De modo geral, os açudes do Ceará, monitorados pela Cogerh, possuem volume médio de 40,4%. A capacidade máxima para os açudes no geral é de 18.559,7 hm³.

Apesar do índice positivo, 48 reservatórios ainda estão em situação crítica, com volume abaixo de 30% da sua capacidade.