terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Testado no Brasil, remédio contra o coronavirus promete ser o mais eficaz, simples e barato do mercado


Foto  Shutterstock
O novo remédio contra a Covid-19, interferon lambda peguilado, promete ser o mais eficaz, simples e barato do mercado farmacêutico. Resultados foram divulgados neste mês pela revista científica The New England Journal of Medicine, uma das mais importantes da área. 

As respostas do medicamento foram obtidas após ensaios clínicos de fase 3 realizados no Brasil e no Canadá entre 2021 e 2022.

O medicamento reduziu pela metade as chances de um paciente com a doença ser hospitalizado, e se mostrou eficiente para anular todas as variantes do vírus e ainda pode ser mais prático e barato do que os outros remédios já usados contra a doença.

A pesquisa foi realizada com 2 mil voluntários que testaram positivo para a Covid e foram atendidos na rede pública de saúde com sintomas leves e moderados.

O estudo foi coordenado pelo brasileiro Gilmar Reis, em mais de 30 cidades do país, sendo a maioria em Minas Gerais. Reis é professor de medicina e é um dos líderes do ensaio crítico Together, responsável pela análise de 11 remédios diferentes em pacientes contaminados por Covid-19 não-hospitalizados.

Foi a equipe de Reis que ajudou a desmentir, no início da pandemia, a informação de que a hidroxicloroquina era eficaz contra a Covid-19.

Com informações do Diário do Nordeste.