terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

Ministério da Fazenda confirma retorno dos tributos sobre combustíveis

gasolina
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Na tarde desta segunda-feira (27), o Ministério da Fazenda confirmou o retorno da tributação federal sobre os combustíveis, contudo, não foi detalhado ainda como se dará essa ação. Portanto, ainda não é possível dizer objetivamente qual será o impacto no preço da gasolina e do etanol, que são os mais consumidos no país. 

O que se sabe de modo prático até o momento é que o governo deseja incrementar a arrecadação de 2023 em R$28,8 bilhões.

a explicação de como se dará a reoneração deve vir no máximo até esta terça-feira (28), quando a Medida Provisória que retira os impostos federais dos combustíveis perde a validade. O governo explicou ate este momento apenas que os combustíveis fósseis serão os mais afetados, caso da gasolina, por exemplo.

A decisão foi tomada em reunião que ocorreu no final da manhã de hoje (27). O encontro contou com a presença do presidente da República, Lula (PT); do ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT); do chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT); além de Jean Paul Prates (PT).

Apesar de a informação já ter sido oficializada pelo governo, uma outra reunião para debater a questão será realizada ainda nesta segunda-feira, por volta das 18H. 

Inicialmente este era o espaço de debate sobre a reoneração, porém, a reunião foi adiantada, fazendo com que o encontro das 18H seja o espaço para discussão sobre a especificidades da tributação.