terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Operação Carro-pipa é retomada no Ceará com menos municípios atendidos

Operação Carro-Pipa no Ceará tem atendimento reduzido em 50%
O programa atende, por meio da distribuição de água potável, localidades castigadas por períodos de seca (Honório Barbosa/SVM)

Segundo o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), a Operaçã0 Carro-pipa foi retomada no Nordeste neste mês. A ação, que leva água potável para populações atingidas pela seca no semiárido nordestino, atendia cerca de 36 cidades no Ceará. Entretanto, neste momento de retomada esse número caiu para 28. Aponta-se que o abastecimento emergencial dessas localidades vinha sofrendo com problemas desde outubro de 2022, em face da falta de repasses por parte do Governo Federal.

Os 28 municípios atendidos neste momento representam uma população de aproximadamente 141 mil habitantes cadastrados. Segundo a base do programa, cada membro do aglomerado familiar tem direito a no mínimo 20 litros diários de água. Hoje, 332 pipeiros estão registrados para atuar na operação.

Lembra-se que o programa em destaque é dividido em ciclos, este é o primeiro e se estende até o mês de abril. O primeiro ciclo também é o que abrange o menor número de cidades, especialmente pela abertura da quadra invernosa.

A retomada ocorre após sucessivas reclamações dos pipeiros em atrasos nos pagamentos, alguns relataram que chegaram a ficar até três meses sem pagamento. Esse quadro levou a sucessivos desabastecimentos durante os três últimos meses de 2022.