quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

152 mil agricultores do Ceará são beneficiados com o Projeto Hora de Plantar

Foto: Marcel Bezerra

Com investimento de mais de R$ 25 milhões, com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) e do Tesouro do Estado, cerca de 152 mil agricultores foram beneficiados com a 36ª edição do Projeto Hora de Plantar, lançado pelo Governo do Ceará nesta terça-feira (24), em Baturité.

Na ocasião, foram distribuídas sementes de milho híbrido (2 mil toneladas), milho variedade (500 toneladas) e sorgo forrageiro (180 toneladas), manivas (10 milhões de unidades) e raquetes de palma forrageira (2,5 milhões de unidades). O projeto inclui ainda a distribuição de mudas de cajueiro anão (375 mil), aroeira (5 mil) e sabiá (40 mil).

O governador Elmano de Freitas (PT) participou da solenidade, acompanhado de prefeitos, deputados estaduais e federais e outras autoridades.

Estou muito orgulhoso de estar na minha terra como governador, fazendo o lançamento do Hora de Plantar, que já atravessou diversos governos nos últimos 36 anos. É também um momento de muita alegria, porque a Funceme [Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos] prevê uma quadra chuvosa muito boa para o nosso estado, com chuvas acima da média. Nós vamos ter um bom inverno, e eu tenho o absoluto compromisso de apoiar a agricultura familiar e a reforma agrária. São os agricultores e agricultoras que colocam comida na mesa da cidade”, afirmou.

A execução e assistência técnica do Hora de Plantar fica a cargo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), em parceria com as secretarias municipais de Agricultura.

Com apoio da Ematerce, a distribuição de sementes disponíveis nos municípios das regiões do Cariri e Centro Sul começou ainda em dezembro do ano passado, em decorrência dos primeiros registros de chuvas na Região Sul do Ceará.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), as sementes já estão sendo distribuídas por todos os escritórios da Ematerce do Cariri Centro (Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Santana do Cariri e Várzea Alegre), Cariri Leste (Brejo Santo, Mauriti e Milagre) e do Cariri Oeste (Campos Sales, Assaré e Araripe) e também os da região Centro Sul (Iguatu, Acopiara, Icó, Ipaumirim, Jucás e Lavras da Mangabeira).