quinta-feira, 22 de setembro de 2022

Capitão Wagner lidera disputa pelo governo do Ceará com 37%; Elmano Freita tem 28% e Roberto Cláudio 19%


A nova rodada da pesquisa Ipespe para o Governo do Ceará mostra que o candidato da oposição Capitão Wagner (União Brasil) continua na liderança da disputa, com 37% das intenções de voto. Ele é seguido pelo candidato Elmano Freitas (PT), que tem 28%, e aparece pela primeira vez isolado na segunda colocação. Em terceiro está o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio (PDT), que tem 19%. Os números referem-se à pesquisa estimulada, ou seja, quando o entrevistador oferece opções ao eleitor.

Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 13 de setembro, Wagner oscilou um ponto para cima (de 36% para 37%), Elmano cresceu cinco pontos (de 23% para 28%) e RC oscilou três pontos para baixo (de 22% para 19%). Essa é a primeira das quatro pesquisas Ipespe contratadas pelo O POVO na qual Elmano aparece com vantagem real em relação a Roberto Cláudio. Embora no último levantamento o petista estivesse numericamente à frente de RC, eles estavam tecnicamente empatados considerando a margem de erro.

Entre os candidatos que correm por fora na disputa estadual, Chico Malta obteve 1% da preferência, enquanto Zé Batista (PSTU) e Serley Leal (UP) não atingiram 1% das intenções de voto. Eleitores que afirmaram votar em branco, nulo ou em nenhum são 8%, já os que não souberam ou não responderam também somam 8%. O Ipespe informou que os percentuais que não totalizam 100% são decorrentes de arredondamento.

Pesquisa estimulada

Capitão Wagner (União Brasil): 37% (+1)
Elmano Freitas (PT): 28% (+5)
Roberto Cláudio (PDT): 19% (-3)
Chico Malta (PCB): 1% (=)
Zé Batista (PSTU): 0% (-1)
Serley Leal (UP): 0 (-)
Branco / nulo /nenhum: 8% (-2)
Não sabe / não respondeu: 8% (+1)

A pesquisa Ipespe contratada pelo O POVO foi realizada entre 18 e 20 de setembro. Foram ouvidos mil eleitores, a partir de 16 anos, de todas as regiões do Estado via telefone, pelo sistema Cati Ipespe. A margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95,45%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) sob o protocolo CE-04936/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05066/2022.

Com informações do O Povo.