terça-feira, 30 de agosto de 2022

Lula tem 44% e Bolsonaro 32% no primeiro turno das eleições de 2022, diz pesquisa


Foto Diário do Nordeste 
Nova pesquisa Ipec mostra Lula (PT) com 44% das intenções de voto no primeiro turno das eleições presidenciais, seguido do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), com 32%. Em terceiro lugar está Ciro Gomes (PDT), com 7%.

Simone Tebet, do MDB, aparece com 3%, enquanto que Felipe D'ávila, do Novo, tem 1%, estando os dois empatados na margem de erro. A pesquisa foi encomendada pela Rede Globo. É a segunda rodada divulgada pelo instituto — a primeira após a oficialização das candidaturas e o primeiro debate presencial, transmitido no último domingo (28), pela Bandeirantes.

No levantamento anterior do Ipec, divulgado no dia 15, Lula tinha os mesmos 44% e, Bolsonaro, os mesmos 32%.

O levantamento desta segunda mostra ainda que Vera Lúcia (PSTU), Eymael (DC), Léo Péricles (UP), Pablo Marçal (Pros), Sofia Manzano (PCB) e Soraya Thronicke (União Brasil) não atingiram 1% das intenções de voto.

VEJA NÚMEROS DA PESQUISA IPEC:

Lula (PT): 44%
Jair Bolsonaro (PL): 32%
Ciro Gomes (PDT): 7%
Simone Tebet (MDB): 3%
Felipe D'ávila (Novo): 1%
Vera Lúcia (PSTU): 0%
Constituinte Eymael (DC): 0%
Léo Péricles (UP): 0%
Pablo Marçal (Pros): 0%
Sofia Manzano (PCB): 0%
Soraya Thronicke (União): 0%
Branco/nulo: 7%
Não sabe/não respondeu: 6%

PESQUISA ESPONTÂNEA

Na pesquisa espontânea, onde não são dados os nomes dos candidatos, os percentuais estão bem próximos da estimulada, principalmente os de Lula e Bolsonaro:Lula (PT): 40%
Jair Bolsonaro (PL): 31%
Ciro Gomes (PDT): 4%
Simone Tebet (MDB): 2%

2º TURNO

Considerando somente a possibilidade de os dois candidatos com mais intenções de voto irem ao segundo turno, a pesquisa mostra, também, que Lula tem 50% dos votos — antes, eram 51%.

Bolsonaro, por sua vez, cresceu. No dia 15, num provável segundo turno, ele tinha 35% das intenções de voto. Agora, tem 37%. Dos entrevistados, 9% responderam que votariam em branco ou nulo.
IPEC

A pesquisa Ipec ouviu 2 mil pessoas entre os dias 26 e 28 de agosto, em 128 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Com informações do Diário do Nordeste.