quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Empréstimo do Auxílio Brasil será liberado nesta semana? Confira a data


Auxílio Brasil: ministério da cidadania decide futuro do programa 

 

De acordo com informações do ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, o crédito do Auxílio Brasil está muito próximo de ser liberado aos beneficiários do programa social.

Os beneficiários do Auxílio Brasil esperam ansiosamente pela liberação da nova modalidade de empréstimo consignado.

De acordo com informações do ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, o crédito do Auxílio Brasil está muito próximo de ser liberado aos beneficiários do programa social. A nova modalidade de crédito passa pelos últimos ajustes para ser operado pelos bancos e disponibilizado aos contratantes com todas as regras definidas.

A previsão é de seja lançado em setembro. Portanto, há possibilidade de que na próxima semana os beneficiários do Auxílio Brasil já possam contratar o empréstimo consignado.

“A lei foi aprovada, sancionada pelo presidente, logo em seguida o presidente assinou um decreto. A portaria, o sistema para concessão, habilitação, homologação dessas empresas, uma série de documentos também. Acredito que até início do mês que vem (setembro) seja tudo regulamentado”, informou o ministro.

Quem poderá contratar e como vai funcionar o empréstimo do Auxílio Brasil?

O empréstimo consignado poderá ser contratado pelos beneficiários do Auxílio Brasil. O pagamento do crédito será descontado automaticamente do benefício de quem o contratou. De acordo com as normas da modalidade, cada beneficiário poderá comprometer até 40% do seu auxílio.

Ao solicitar o empréstimo consignado, o beneficiário passará por uma análise de crédito pelo banco que estiver operando a modalidade, para saber se o beneficiário titular do benefício pode ter acesso aos valores.

De acordo com o ministro, cerca de 17 bancos estão confirmados para operarem o empréstimo consignado do Auxílio Brasil.

“Hoje já temos quase 17 instituições financeiras homologadas pelo ministério da Cidadania aptas à concessão do empréstimo consignado. É um número que mostra o interesse do mercado em estar disponibilizando o crédito consignado a essa população”, disse.

Alguns bancos já confirmaram a operação do crédito a partir de setembro, como a Caixa Econômica Federal, Banco Pan, Banco Safra, BMG, Daycoval e Facta Financeira.

De acordo com o Banco Agi, a liberação da modalidade está confirmada.  “O Agi já oferece crédito consignado para beneficiários do INSS e agora passa a oferecer também para beneficiários do Auxílio Brasil”, disse a instituição.

No entanto, algumas instituições já confirmaram que não participarão da operação do crédito, como o banco Bradesco. O banco Itaú e o Santander também confirmaram que não realizarão o serviço.