domingo, 31 de julho de 2022

Diocese de Iguatu prepara cerimonial de posse de dom Geraldo

 

O novo bispo da Diocese de Iguatu, dom Geraldo Freire Soares, tomará posse no próximo sábado, 06, quando chegará no início da tarde vindo do Estado de Pernambuco. De acordo com a programação, a primeira parada acontece no município de Icó, quando ele fará uma breve parada por volta das 11h30 para almoço e uma rápida visita ao Santuário de Senhor do Bonfim. Logo em seguida, o religioso vem em comitiva com batedores até Iguatu. 

A primeira parada acontece na paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Joaquim Távora (Prado), quando acontece o primeiro acolhimento. “Nesse momento, o bispo recebe as boas vindas do prefeito municipal. Logo após, é iniciada uma carreata em carro aberto percorrendo algumas ruas até a Catedral de São José, quando será realizada a missa solene de posse”, explica Luís Sucupira, da assessoria de imprensa da Diocese.

A cerimônia de posse transcorrerá como um momento de homenagens e acolhimento ao quinto bispo da diocese. Um esquema também de transmissão em rede será disponibilizado para os veículos de comunicação que queiram fazer a retransmissão em tempo real. Recentemente o administrador diocesano, padre João Batista, esteve reunido com representantes de veículos e profissionais da imprensa local apresentando o roteiro do cerimonial. “Teremos transmissão ao vivo desde a cidade de Icó e aqui também em Iguatu. Essa transmissão especial foi pensada em oferecer o máximo de material possível para os veículos com informações que serão transmitidas em tempo real com narração a cada momento. Além de ‘programetes’ nos intervalos da transmissão até a chegada do bispo em nossa cidade”, conta.

Transmissão

De acordo com a programação de cobertura da posse, os veículos receberão durante a transmissão imagens em alta qualidade. “Será disponibilizado um sinal limpo para a imprensa local onde haverá espaço para que possam inserir seus patrocinadores e suas marcas as quais serão exibidas exclusivamente em seus canais. O sinal limpo permite que o canal retransmissor possa realizar a sua narração personalizada para os internautas do seu canal podendo baixar o volume do áudio e adicionar a fala. Os repórteres e jornalistas terão espaço definido na primeira parte logo à frente do palco e nas laterais para que possam realizar seus registros”, acrescenta a assessoria diocesana.

“A pedido do bispo não haverá entrevistas nem antes e após a cerimônia, isso devido ao momento do evento. Mas o bispo concederá entrevista coletiva na terça-feira, 8, para os veículos de comunicação. Será ajustado o local e horário”, complementa Sucupira.

A Diocese de Iguatu

A Diocese de Iguatu foi fundada no dia 28 de janeiro de 1961 pelo Papa João XXIII, por meio da bula In Apostolicis Munerise instalada no dia 04 de fevereiro de 1962, na Igreja dedicada à Senhora Sant’Ana, Catedral Diocesana nos primeiros 38 anos de sua história. Tem como padroeiro São José (festa celebrada em 19 de março). Sua sede é o município de Iguatu. A Diocese tem uma dimensão territorial de 29 mil km2, contendo neste território 19 municípios em sua circunscrição, com uma população existente de 572 mil habitantes, residente em 67 mil domicílios, sendo destes domicílios 19 mil na zona urbana e 48 mil na zona rural. As paróquias estão distribuídas pelos municípios de Aiuaba, Arneiroz, Cariús, Jucás, Saboeiro, Acopiara, Catarina, Solonópole, Dep. Irapuan Pinheiro, Milhã, Senador Pompeu, Pedra Branca, Mombaça, Icó, Orós, Cedro, Quixelô e Iguatu.

Com informações do Jornal A Praça.