sexta-feira, 17 de junho de 2022

Caso suspeito de varíola dos macacos é investigado em paciente do município de Cedro


Foto Shutterstok
Um caso suspeito de Varíola dos Macacos está sendo investigado após a Prefeitura de Cedro notificar a ocorrência ao Ministério da Saúde, nesta quinta-feira (16). O monitoramento do paciente está sendo feito pela Vigilância Epidemiológica do município, no interior do Ceará.

O paciente, um homem de 54 anos, deu entrada no Hospital e Maternidade Zulmira Sedrim de Aguiar, na última quarta-feira (15), com sintomas semelhantes ao da doença. Ele recebeu atendimento e segue em quadro estável.

Conforme a Prefeitura de Cedo, o homem teve contato com um residente do estado de São Paulo, região em que já foram confirmadas ocorrências da doença.

Por isso, amostras do paciente foram colhidas e encaminhadas para análise. Ainda segundo a Prefeitura do Cedro, o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS nacional) aponta que o Ceará possui, ao todo, quatro casos suspeitos, sendo um já descartado.

ORIENTAÇÕES AO MUNICÍPIO

A Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) já prestou as orientações ao município. Segundo o órgão, a comunicação da ocorrência suspeita é realizada diretamente com o Ministério da Saúde (MS).

A Sesa ainda não foi notificada oficialmente sobre a ocorrência pelo MS, mas aguarda um posicionamento do órgão federal.

Com informações do Diário do Nordeste.