quinta-feira, 26 de maio de 2022

94,5% da população cearense se declara heterossexual, diz pesquisa inédita do IBGE


Foto Camila Lima/ SVM
De toda a população cearense com 18 anos ou mais de idade, 94,5% se declara heterossexual, de acordo com um levantamento inédito do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado nesta quarta-feira (25).

O dado é da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS): Quesito Orientação Sexual, realizada em 2019. Segundo o Instituto, por ser a primeira vez que o estudo é feito, as estatísticas apresentadas são “experimentais” e devem ter qualidade e relevância avaliadas.

Das 6,8 milhões de pessoas adultas no Estado, o contingente heterossexual seria de 6,4 milhões. Por outro lado, 81 mil pessoas (1,2%) seriam homossexuais ou bissexuais, enquanto 287 mil (4,2%) se recusaram a responder ou não sabiam sua orientação sexual.

O método escolhido foi a autoidentificação dos entrevistados, embora o IBGE reconheça que “o fato de uma pessoa se autoidentificar como heterossexual não impede que ela tenha atração por ou relação sexual com alguém do mesmo sexo”.

Além disso, a PNS percebe que pode haver viés de resposta por:possibilidade de o entrevistado fornecer uma resposta que considere mais bem aceita socialmente;

falta de privacidade no momento da entrevista;

dificuldade de entendimento dos termos empregados;

receio de se autoidentificar como não heterossexual, “sobretudo em cidades pequenas”

Com informações do Diário do Nordeste.