quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Morre aos 75 anos Gilberto Braga, autor de sucessos como 'Vale Tudo' e 'Celebridade'

O autor Gilberto Braga morreu, na noite desta terça-feira (26), aos 75 anos. Escritor de sucessos como as novelas 'Vale Tudo' (1988) e 'Paraíso Tropical' (2007), ele sofria do Mal de Alzheimer e estava internado no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro. As informações são do G1.

Gilberto Braga estreou na TV Globo na década de 1970, onde fez minisséries e novelas aclamadas pelo público, como "Escrava Isaura" (1976).

Ele nasceu no Rio de Janeiro, no dia 1º de novembro de 1945. Cursou a faculdade de Letras na Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e começou a trabalhar dando aulas na Aliança Francesa.

Posteriormente, trabalhou como crítico de teatro e cinema do jornal O Globo.

NOVELAS DE GILBERTO BRAGA

Estreou na TV Globo como autor em 1972, com uma adaptação de "A Dama das Camélias", de Alexandre Dumas, para um "Caso Especial".

A primeira experiência em telenovela que Gilberto Braga teve foi com "Corrida do Ouro", em 1974, quando dividiu a autoria com Lauro César Muniz e Janete Clair.

O primeiro sucesso veio dois anos depois, com "Escrava Isaura". Em 1978, estreou no horário nobre, com um dos seus maiores sucessos: "Dancin’ Days".

Já a estreia em minisséries foi com "Anos Dourados", em 1986. Ele destacou-se por escrever vilões inesquecíveis.