quarta-feira, 13 de outubro de 2021

Foco de peste suína é confirmado no interior do Ceará

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) confirmou foco de peste suína clássica (PSC) na cidade Marco, no Interior do Ceará. O caso, registrado em uma criação de suínos para subsistência, já foi comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

Conforme comunicado da OIE, foram registrados casos em nove animais da propriedade. Oito deles morreram e um foi sacrificado. Segundo o Mapa, o diagnóstico foi confirmado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Pedro Leopoldo, Minas Gerais.

A OIE afirmou ainda que investiga a origem da doença. Contudo, por se tratar de uma criação de subsistência, não há risco de contaminação com estabelecimentos comerciais ou de reprodução de porcos.

As medidas de erradicação serão implementadas com abate dos animais existentes na propriedade e contatos dentro da mesma unidade epidemiológica, disse a OIE

O Ministério da Agricultura explicou que “conforme as estratégias para erradicação de focos de PSC adotadas no País, será realizada a eutanásia dos suínos envolvidos e a limpeza e desinfecção na propriedade, além de investigações para rastreamento de provável origem e vínculos epidemiológicos”.

O secretário da Saúde de Marco, Nelson Pinto, informou que as ações de combate, no Município, tiveram início nesta última segunda-feira (11). “Os agentes de combate de endemias fizeram o bloqueio da localidade onde houve registro da doença para evitar a disseminação no Município", pontuou.

Com informações do Diário do Nordeste.