terça-feira, 13 de julho de 2021

Secretária da Saúde de Acopiara, Fábia Almeida, se pronúncia sobre vacinação contra o coronavirus


Amigos e amigas de Acopiara!

É com muito respeito que eu me dirijo a cada um de vocês, a cada usuário do SUS do nosso município. Desde março de 2020, com a chegada desse vírus, dessa pandemia, temos travado uma batalha árdua no seu enfrentamento. Tivemos erros, acertos, ajustes e muitas readequações ao nosso plano de saúde. 

Não trabalhamos de forma engessada e a nossa maior preocupação, a nossa maior prioridade sempre foi levar saúde a todos de forma igualitária. Com a chegada dos imunizantes, das vacinas contra a COVID 19, os Estados e os Municípios receberam orientações do Ministério da Saúde para que a vacinação ocorresse da melhor maneira para todos. 

Qual seria a melhor maneira para o nosso Município? Para que essa imunização acontecesse da forma mais correta, mais transparente, mais igualitária? Seriam com agendamentos, com horário marcado? Se assim fosse a forma mais correta, não teríamos outros municípios relatando seus “problemas” com fila, aglomeração, chateação da população, demora para se chegar nas faixas etárias mais baixas. 

Temos uma zona rural muito grande, muito extensa, aonde infelizmente, muitos ainda não tem acesso a uma internet rápida, ou a aparelhos eletrônicos e nem essas pessoas tem a disponibilidade de ficarem horas na frente de um aparelho tentando agendar um dia para sua vacina. Quantas vacinas são dadas por dia nos municípios que aderiram ao agendamento? Parece que sempre bom e correto é o município no qual a gente não mora, só vai a passeio ou a negócio. Quantas pessoas chegaram no dia da vacina, certas que seus cadastros estavam corretos no site da Saúde e foi preciso editar? No SUS existe um pilar que se chama equidade, que segundo o dicionário Michaelis, a palavra equidade pode ser definida como uma justiça natural; Em resumo, significa reconhecer que todos precisam de atenção, mas não necessariamente dos mesmos atendimentos. A equidade se evidencia no atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades, oferecendo mais a quem mais precisa e menos a quem requer menos cuidados. 

Foi isso que tentamos fazer, ao instalarmos um Ponto Fixo de Vacinação, sem agendamento prévio. Pois se grande parte da população não estava nem conseguindo finalizar o cadastro de forma correta, imagine agendar. Como também sem pegar as poucas doses que chegam do imunizante e distribuir para as 21 Equipes de Saúde da Família. Porém, como já citei um pouco antes, não trabalhamos de forma engessada, trabalhamos de acordo com o que entendemos ser melhor para a nossa população.

Pode ter certeza que continuaremos trabalhando sempre para o bem de todos Acopiarenses.

Deus continue nos abençoando!

FÁBIA ALMEIDA