Chegaram ao Brasil mais de 942 mil doses da vacina Janssen na manhã desse sábado, 26. A remessa completa as 3 milhões de doses doadas pelos Estados Unidos da América (EUA) ao País. O imunizante do grupo Johnson & Johnson, que tem dose única, deve chegar ao Ceará ainda nesta semana. Fortaleza, que ficou de fora das mais de 61 mil doses distribuídas ao Estado na sexta-feira, 25, deve receber parte dessas doses.
Ministério da Saúde afirmou que a previsão é que as mais de 942 mil doses sejam distribuídas para cada estado ainda nesta semana. Após o desembarque dos lotes, a vacina é levada ao Centro de Distribuição Logístico do Ministério da Saúde, em Guarulhos.
A pasta afirmou que haverá uma reunião por volta de segunda, 28, ou terça-feira, 29, para levantar os informes técnicos sobre a quantidade destinada a cada unidade federativa. As doses devem ser distribuídas logo no dia seguinte.
Na sexta-feira, 25, o Ceará recebeu 61.100 doses da vacina Janssen. Na ocasião, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) destacou que Fortaleza receberá o imunizante na próxima remessa. A informação foi confirmada ao O POVO neste domingo, 27, novamente.
Quem também não recebeu as doses da Janssen na sexta-feira, 25, foi o município de Guaramiranga. A localidade foi removida da lista de distribuição estadual do imunizante, uma vez que já recebeu doses para vacinar todas as pessoas adultas (de 18 a 59 anos) cadastradas na plataforma Saúde Digital.
Guaramiranga foi escolhido pela Sesa para acompanhar a eficácia das vacinas contra o coronavírus. A projeção é que até este domingo, 27, 100% da população esteja vacinada. O município deve ser um dos primeiros a finalizar o esquema de vacinação no Estado.
Campanha de vacinação
Aos que ainda não efetuaram cadastro para a vacina contra a Covid-19, é preciso acessar a plataforma Saúde Digital, do Governo do Estado do Ceará, e seguir o passo a passo:
1) Acessar o website da plataforma Saúde Digital;
2) Selecionar a opção "Ainda não tenho cadastro";
3) Preencher os dados pedidos no ato do cadastro;
4) Informar se está acamado. Se for o caso, a Prefeitura deve realizar agendamento seguindo a sequência definida na Comissão Intergestores Bipartite N°40 (CIB/CE), e de acordo com as prioridades definidas pelo Ministério da Saúde (MS);
5) Confirmar os dados e criar uma senha de acesso;