sábado, 29 de maio de 2021

Trabalhadores da educação começam a ser vacinados contra o coronavirus no Ceará

O Ceará iniciou a vacinação de trabalhadores da educação da rede pública e privada neste sábado (28). A Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e os municípios iniciaram a fase 4 do Programa Nacional de Imunizações (PNI) – por ordem decrescente de idade. 

Ao mesmo tempo, o Sindicato dos Professores e Servidores da Educação e Cultura do Ceará (Apeoc) questiona a necessidade da assinatura de um documento se comprometendo a retornarem às aulas presenciais no 2º semestre deste ano.

Também pertencem à 4ª etapa de vacinação trabalhadores de transportes metroviário, ferroviário, aquaviário e aéreo; caminhoneiros; trabalhadores portuários e industriais, além de trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos.sólidos.

Conforme dados da Sesa, até o dia 28 de maio, foram inscritos 142 mil profissionais da educação, forças de segurança e salvamente, além de funcionários do Sistema de Privação de Liberdade para receberam a imunização.

Ordem de prioridades de imunização dos trabalhadores da educação:

Creches;

Pré-escolas,

Ensinos fundamental, médio e profissionalizante

Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Superior.

A professora da rede pública de educação do município de Fortaleza, Edileuza Linhares, 52, foi uma das que receberam a primeira dose da imunização. Ela destaca que o processo é uma segurança para retornar a dar aula de forma presencial. 

"Estou feliz porque vou me sentir mais tranquila para voltar para a sala de aula. Muita gratidão a Deus", comemorou a docente.

Com informações do Diário do Nordeste.