quinta-feira, 22 de abril de 2021

Sondagem sobre pré-candidatura de Tasso faz João Doria mudar estratégia para ser indicado pelo PSDB

O governador de São Paulo, João Doria, que surgiu como o primeiro pré-candidato do PSDB à Presidência da República, reagiu ao surgimento do nome do senador Tasso Jereissati como opção para união dos partidos de centro na corrida pelo Palácio do Planalto. Coube ao presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, tirar da cartola o nome do senador cearense.


Tasso fala que não é pré-candidato, mas a sondagem de setores políticos e do PSDB para convencê-lo no sentido contrário agitou o ninho tucano. Surpreendido com as declarações do presidente do PSDB sobre a opção Tasso Jereissati, João Doria passou a intensificar contatos e ampliar bases de apoio para voltar ao jogo da sucessão presidencial.

Uma reportagem do Jornal O Estado de São Paulo, edição desta quinta-feira (22), revela que João Doria montou um núcleo de trabalho para articular a disputa de 2022. Uma das reações dos aliados de Doria nasceu com uma declaração do presidente regional do PSDB de São Paulo, Marco Vinholi: ‘’“Tasso é um quadro importante e bem-vindo, mas estamos preparados para as prévias e trabalhando’’.


Embora tenha dito que não é pré-candidato, nem candidato, Tasso pode ser convencido a aceitar o desafio da candidatura presidencial se o PSDB estiver unido para apoiá-lo. “Se me apresentarem como alternativa, é uma coisa para amadurecer, mas não me sinto como candidato”, disse o senador cearense em entrevista à GloboNews.

Outros dois pré-candidatos – além de João Doria e Tasso Jereissati, surgem no PSDB: o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio. Ambos se preparam para concorrer às prévias que o PSDB irá realizar para escolha do candidato da sigla à sucessão do presidente Jair Bolsonaro.