terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Novo lote de vacinas contra o coronavirus deve chegar ao Ceará até o fim de semana


Mais um carregamento de vacinas contra a Covid-19 deve chegar ao Ceará até o fim desta semana, segundo Magda Almeida, secretária-executiva de Vigilância e Regulação do Governo do Ceará. A previsão segue o cronograma do Ministério da Saúde enviado aos estados.

Após a chegada do lote ao Ceará, a previsão é entregar as vacinas às cidades em até 48h. A logística utilizada para distribuição aos municípios deve ser a mesma adotada nas primeiras remessas, conforme Magda. Para o transporte, foram traçadas seis rotas de distribuição aérea e duas terrestres.

Conforme a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), um carregamento com dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford deve chegar ao Brasil na terça-feira (23).

O lote vem já pronto da Índia ao País, a partir de contrato do Governo Federal com o Instituto Serum, que prevê a compra de 10 milhões de doses. Dessa forma, devem chegar mais oito milhões de doses nos próximos dois meses, sem data definida.

No cronograma de vacinação, o Ceará tem a meta de vacinar, neste primeiro momento:
254,2 mil profissionais da saúde;
3,4 mil idosos institucionalizados;
20 mil indígenas;
341,8 mil idosos acima de 75 anos.

Conforme Magda, já foi concluída a vacinação de indígenas e idosos abrigados em Instituições de Longa Permanência. As novas doses devem ser destinadas aos profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos.

Até sexta-feira (19), 259.525 cearenses foram vacinados contra a doença. E 44.900 pessoas já receberam as duas doses. O Estado já recebeu 449.900 doses de vacinas contra a Covid-19, segundo a Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa).

Em 23 de janeiro, o Ceará recebeu o primeiro lote da vacina de Oxford/AstraZeneca. O Estado também recebeu lotes do imunizante CoronaVac, produzido pela empresa Sinovac em parceria com o Instituto Butatan.
Vacinação no Ceará

O Ceará iniciou a vacinação contra a Covid-19 em 18 de janeiro. A quantidade de vacinados até o momento equivale a cerca de 40% da meta dos prioritários.

De acordo com o monitoramento da campanha de vacinação no Estado, até sexta-feira (19), pelo menos 72 municípios concluíram a aplicação da primeira dose. Quaro municípios já concluíram a vacinação da segunda dose.

Com informações do Diário do Nordeste.