sábado, 16 de janeiro de 2021

China anuncia doação em dinheiro para ajudar governo do Amazonas

China promete enviar recursos para o Amazonas após agravamento da crisa da Covid-19 no Estado (Foto: Divulgação/Força Aérea Brasileira (FAB)) 

O governo da China anunciou neste sábado, 16, que está se organizando para doar dinheiro ao governo do Amazonas para ajudar o estado a lidar com o colapso no sistema de saúde devido a pandemia do novo coronavírus. . A informação foi anunciada pelo porta-voz da embaixada chinesa no Brasil, ministro-conselheiro Qu Yuhui, ao canal CNN Brasil.

Segundo ele, a China optou pela doação financeira por ser uma ajuda mais viável: “O oxigênio é logisticamente muito complicado para China, que fica longe”, disse. “[A doação] Será um gesto de amizade e solidariedade. Será juntado a todos os esforços para ajudar o Amazonas”, afirmou.

Segundo o porta-voz, o valor ainda está em estudo e que deve conversar na segunda-feira, 18, com os chineses para acertar detalhes para fazer a doação na próxima semana. Ainda segundo a CNN, empresas chinesas também se movimentam para enviar ajuda financeira ao estado. Contudo, a doação não pode ser realizada diretamente ao Estado, devendo ser transferida à Federação das Indústrias do Amazonas.

Quero conteúdo exclusivo! 


Assine OP+, nossa plataforma de multistreaming, e tenha acesso aos nossos colunistas, grandes reportagens, podcasts, séries e muito mais.

Além da China, a Venezuela também se dispôs a ajudar com a crise que ocorre principalmente em Manaus. O chanceler venezuelano, Jorge Arreaza, afirmou que caminhões com oxigênio saíram do país hoje. Ele ainda informou que 107 médicos serão enviados ao Amazonas.