sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

Governo deflagra operação de combate a crimes contra idosos, quatro pessoas já foram detidas

O Ministério da Justiça deflagrou nesta sexta-feira (4) a Operação Vetus. A meta é combater crimes de violência contra idosos em todo o país.

Policias civis de todas as unidades federativas prenderam quatro pessoas, em meio à apuração de 1.656 denúncias no âmbito da Operação Vetus. Duas pessoas foram presas no Ceará durante a operação na manhã desta sexta-feira (04). Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, essa operação visa combater crimes de violência praticados contra idosos.

Segundo o ministério, desde o início da operação, 16 inquéritos foram instaurados, 13 mandados foram cumpridos e 335 visitas e diligências foram feitas. A operação conta com a participação de quase 8 mil agentes.

Até o último balanço, divulgado há pouco pela pasta, 203 vítimas já foram atendidas e 13 medidas protetivas foram cumpridas.

A operação foi motivada após a constatação de que, em meio ao isolamento social decorrente da pandemia, aumentou o número de denúncias de abuso contra idosos, por meio do Disque 100.

Vetus terá o apoio de policiais civis de todas as 27 unidades federativas. Mais detalhes sobre esta operação serão apresentados ainda nesta manhã durante coletiva de imprensa no Ministério da Justiça.

(*) Com informações da Agência Brasil.